Sobremesas

Bolo de chocolate com côco e lima

  • Receita de Fã
  • Médio
  • 30 Min.
  • 10-15 Doses
Receita publicada por:

Ana

ver mais receitas deste utilizador
299b895f-4961-4c0b-909c-5621b810f1e5.jpg

Ingredientes

2 copos de farinha

2 copos de açúcar mascavado

2 c. chá fermento

1 c. chá de bicarbonato de sódio

1 copo de leite com chocolate

150 g de cacau

6 ovos médios

1 pitada de sal

Recheio/cobertura

100 g de côco ralado

250 g de queijo mascarpone

200 ml de natas (35% gordura)

1 lima - raspa e sumo

1 colher de sopa de açúcar baunilhado

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma alta (o bolo cresce bastante) com manteiga e forre o fundo e os lados com papel vegetal. Volte a untar (se usar papel vegetal tipo o do Aldi - para mim o melhor do mercado - não necessita de o untar a segunda vez).
  2. Separe as gemas das claras. Numa taça misture a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.
  3. Com a taça bem seca, coloque o acessório batedor, as claras e uma pitada de sal. Programe a velocidade 7 durante 6 minutos ou até as claras fazerem picos firmes. Reserve.
  4. Bata as gemas com o açúcar utilizando o acessório batedor na velocidade 4 durante 6 minutos ou até ficar um creme esbranquiçado. Junte o leite e o chocolate em pó e mexa durante 30 segundos na velocidade 4.
  5. Seleccione 5 minutos e reduza para a velocidade 3. Através do orifício da tampa, vá acrescentando a mistura de farinha, fermento e bicarbonato. Quando chegar ao fim, aumente para a velocidade 4 e bata até a massa fazer bolhas (pode ser menos que os 5 minutos, convém ir parando a máquina e verificar a massa).
  6. Leve ao forno a 180º durante cerca de 45 minutos.
  7. Enquanto o bolo arrefece, pode ir fazendo o creme de côco. Convém colocar as natas no congelador durante cerca de 30 minutos antes de a bater. Retire a tampa do vapor e com a taça bem seca e com o acessório batedor, coloque as natas e o açúcar na taça e programe 6 minutos a velocidade 6 - vá aumentando a velocidade a cada 2 minutos - deverá fazer os últimos 2 minutos na velocidade 8.
  8. Após este tempo, junte o mascarpone e o sumo da lima e programe 1 minuto na velocidade 3, até ficar tudo bem incorporado.
  9. Com o bolo já completamente arrefecido recheie e cubra o creme com este bolo. Decore com a raspa da lima e côco torrado (ponha um punhado de côco numa frigideira anti aderente e leve a lume bem alto, mexendo sempre até o côco ficar dourado).

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar