Sobremesas

Bolo mágico de baunilha e framboesas

  • Receita de Fã
  • Fácil
  • 90 Min.
  • 6-8 Doses
Receita publicada por:

Cecília Pedrosa

ver mais receitas deste utilizador
FB_IMG_1455155543518(1).jpg

Ingredientes

50 cl de leite meio gordo

1 vagem de baunilha

125 gr de manteiga

4 ovos (à temperatura ambiente)

150 gr de açúcar

1 c.s de água

115 gr de farinha

1 pitada de sal

Algumas gotas de limão

125 gr de framboesas

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Colocar na cuba, com o acessório misturador, o leite e a vagem de baunilha raspada durante 6 minutos, na velocidade 3, a 75°C (não deixar ferver!). Quando estiver quente, colocar o leite num recipiente, com a vagem e reservar. Lavar a cuba.
  2. Derreter à manteiga no microondas e reservar.
  3. Separar as gemas e as claras dos ovos.
  4. Na cuba, com o acessório batedor, bater as gemas com o açúcar e a água, durante 3 minutos, na velocidade 4. Quando acabar, juntar a manteiga derretida e bater novamente durante 2 minutos. No final, juntar a farinha e o sal e misturar 2 a 3 minutos na velocidade 6. Acrescentar, pela tampa doseadadora, o leite morno (sem a vagem) e continuar a misturar na velocidade 4 até à massa estar bem lisa.
  5. Tirar a preparação da cuba, juntar as framboesas e misturar com uma espátula. Lavar a cuba, passar por água bem fria e secar bem.
  6. Na cuba, com o acessório batedor, colocar as claras com algumas gotas de limão. Bater até estas estarem castelo. Começar na velocidade 4 e ir aumentando, a cada minuto, até à velocidade 8.
  7. Com a ajuda de uma espátula, incorporar as claras ao preparado anterior em 3 vezes. Misturar com cuidado. A massa não fica lisa, fica com grumos das claras. Desfazer os grumos grandes e deixar o resto da massa assim.
  8. Deitar a massa numa forma (pequena!) untada e enfarinhada.
  9. No forno préaquecido à 165°C, colocar a forma, de preferência, com a grelha mais em cima e no programa "cozer por baixo". Cozer 40 a 50 minutos.
  10. Deixar arrefecer completamente, desenformar e polvilhar com açúcar em pó. Colocar no frigorífico e servir, de preferência, passado algumas horas.
  11. Receita adaptada do blogue "patoujourzen.blogue. freezer.fr".
  12. Este bolo mágico chama-se assim pois, se bem realizado, irá obter um bolo com 3 camadas: por baixo, uma camada tipo flan, no meio, uma camada tipo creme e, em cima, uma camada tipo bolo. Deve sempre usar uma forma pequena!

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar