Sobremesas

Bolo Mágico de Cenoura

  • Receita de Fã
  • Médio
  • 15 Min.
  • 8 Doses
Receita publicada por:

Ana

ver mais receitas deste utilizador
299b895f-4961-4c0b-909c-5621b810f1e5.jpg

Ingredientes

4 gemas + 4 claras à temperatura ambiente

Umas gotas de sumo de limão

1 colher de sopa de água

150 g de açúcar

2 colheres de chá de extracto de baunilha

125 g de manteiga derretida, à temperatura ambiente

115 g de farinha com fermento

500 ml de leite morno

250 g de puré de cenoura *

Uma pitada de canela e noz-moscada

Uma forma forrada de papel vegetal **

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Com a taça bem limpa e seca, coloque o acessório batedor, as claras e umas gotas de sumo de limão. Programe velocidade 7 durante 5 minutos. Reserve.
  2. Ainda com o acessório batedor, junte as gemas dos ovos, o açúcar, a água e o extracto de baunilha. Programe velocidade 5 durante 3 minutos. Deverá obter um creme esbranquiçado, leve e fofo.
  3. Junte a manteiga derretida e programe velocidade 5, 1 minuto. Depois reduza para velocidade 3 e programe apenas o tempo necessário para juntar a farinha colher a colher, através do orifício da tampa (2 minutos deverão chegar).
  4. Quando a farinha estiver bem incorporada, junte o puré de cenoura, as especiarias e o leite morno. Programe velocidade 5 durante 1 minuto.
  5. Verta o preparado para uma tigela grande e incorpore as claras em castelo utilizando uma vara de arames - com movimentos cuidadosos, de baixo para cima, vá incorporando as claras até estarem bem dissolvidas na massa. Vai obter um preparado bastante líquido.
  6. Vai ao forno a 180º durante 10 minutos. Depois reduza a temperatura para 160º e deixe cozer durante mais 50 minutos, ou até o palito sair limpo.
  7. Desenforme o bolo apenas depois de bem frio, para não se escangalhar.
  8. * Para obter o puré, coza as cenouras cortadas aos pedaços no cesto, utilizando o programa de vapor. Depois de escorrer a água, coloque a ultrablade e as cenouras na taça e programe velocidade 12 durante 2 minutos.
  9. ** Convém ser uma forma pequena com paredes altas, para a massa não se espalhar e se conseguir obter o efeito de camadas que torna este bolo tão especial. Depois de forrar a forma, não necessita de untar.

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar