Entradas

Tarteletes de Filo com Farinheira, Cogumelos, Espargos e Sésamo

  • Blogger Oficial
  • Fácil
  • 35 Min.
  • 4 Doses
Moulinex_V_foto receita 2.jpg
Receita publicada por:

Workshops Academia Vaqueiro

ver mais receitas deste utilizador

Ingredientes

250 g de farinheira

250 g de cogumelos Pleurothus

200 g de espargos verdes frescos

50 g de Vaqueiro Alho

Sal grosso

Pimenta de moinho

Tomilho fresco

100 g de iogurte grego natural

8 folhas de massa filo

Vaqueiro Líquida q.b. (p/ pincelar)

1 c.sopa de sementes de sésamo

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Ligue o forno e regule-o para os 180° C.
  2. Dê um golpe longitudinal na pele da farinheira e remova esta. Despedace o miolo da farinheira para um tabuleiro apropriado e leve ao forno (quente) durante 10 a 15 minutos, até que esteja dourada e tenha libertado parte da sua gordura.
  3. Enquanto isso, limpe e corte os cogumelos em fatias finas. Lave e corte os espargos em rodelas finas diagonais. Reserve ambos em separado.
  4. Coloque na taça o acessório misturador, introduza a Vaqueiro Alho e programe a 130º C, durante 10 minutos, na vel. 6, sem a tampa superior de regulação de vapor. Passados 2 minutos, junte os cogumelos fatiados, e deixe concluir o tempo.
  5. Acrescente os espargos cortados, tempere com sal e pimenta moída na altura, e seleccione o programa P1 de Cozedura Lenta, de novo sem a tampa de vapor.
  6. Entretanto, retire do forno o miolo de farinheira assada. Concluído o programa, transfira o preparado para uma tigela larga, envolva a farinheira crocante, e depois deixe que arrefeça. Acrescente então o iogurte natural, perfume com tomilho fresco picado e mexa com a espátula.
  7. Estenda cada folha de massa filo, pincele-a com Vaqueiro Líquida, depois corte-a em quadrados (grelha de 4x3), e sobreponha os quadrados em conjuntos de três, com as pontas desencontradas. Introduza os conjuntos de filo em forminhas, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno a cozer por cerca de 8 a 10 minutos. Quando a filo estiver bem dourada e estaladiça, retire do forno, deixe amornar e em seguida desenforme as tacinhas crocantes.
  8. Use o forno quente também para tostar as sementes de sésamo, numa travessa, ou então faça-o numa frigideira, sobre lume moderado e mexendo com regularidade. Reserve.
  9. Recheie as tacinhas de filo com o preparado de farinheira e legumes, salpique por cima com sementes de sésamo tostadas e sirva (se necessário, reaqueça o preparado de recheio).
Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar