Entradas

Empanadas de Forno com Batata-Doce, Alperces e Amendoim

  • Blogger Oficial
  • Fácil
  • 84 Min.
  • 4 Doses
Moulinex_V_foto receita 6.jpg
Receita publicada por:

Workshops Academia Vaqueiro

ver mais receitas deste utilizador

Ingredientes

Para a massa:

300 g de farinha + q.b. (p/ enfarinhar)

50 g de acúcar amarelo

1 c.café de sal fino

70 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga

40 g de banha de porco

2 c.sopa de aguardente

1 dl de água (morna)

1 gema + 1 c.sopa de água (p/ pincelar)

Para o recheio:

500 g de batata-doce

250 g de alperces

150 g de miolo de amendoim tostado salgado

200 g de açúcar mascavado

1 laranja (4 tiras de vidrado + sumo)

0,5 dl de água

30 g de manteiga de amendoim c/ pedaços

1 c.café de canela em pó

2 ovos

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Ligue o forno e regule-o para os 200° C.
  2. Lave bem a pele das batatas-doces, usando um esfregão abrasivo. Em seguida, abra-as ao meio no comprimento, coloque-as num tabuleiro (face aberta para cima) e leve ao forno a assar durante 20 a 30 minutos, até que fiquem bem macias. Nessa altura, retire as batatas, elimine a pele e migue a polpa com um garfo, numa tigela. Reserve.
  3. Enquanto isso, prepare a massa: coloque na taça a lâmina de amassar/triturar, deite aí a farinha, o açúcar amarelo e o sal, tape e misture com 3 a 4 toques de Turbo. Destape, acrescente a Vaqueiro, a banha, a aguardente e a água e o sal, e amasse na vel. 10, durante 1 minuto. Retire a massa a bancada, molde em bola, envolva em película aderente e reserve a repousar por 20 minutos. Limpe a taça e reposicione-a na base.
  4. Passe então ao recheio: Lave e descaroce os alperces, corte-os em cubinhos e reserve.
  5. Coloque na taça a amassar/triturar, deite aí o miolo de amendoim e triture na vel. 12, durante 30 segundos. Retire o amendoim moído e reserve. Limpe a taça, reposicione-a e mantenha a lâmina.
  6. Deite na taça o açúcar mascavado e o vidrado da laranja, e triture na vel. 12, durante 30 segundos. Junte o sumo da laranja, a água e os alperces cortados, tape e programe a 100o C, na vel. 6, durante 5 minutos, sem a tampa superior de regulação de vapor.
  7. Findo o tempo, acrescente a batata-doce migada, o amendoim moído, a manteiga de amendoim, a canela em pó e os ovos, tape e programe a 100o C, na vel. 6, durante 6 minutos. Transfira então o preparado para um recipiente e deixe que arrefeça, mexendo ocasionalmente.
  8. Com o rolo, estenda finamente a massa sobre a bancada enfarinhada. Disponha sobre a massa uma colherada de recheio, dobre a massa por cima, pressione bem à volta do recheio e corte com um cortador próprio, na habitual forma de rissol. Repita o procedimento, até esgotar massa e/ou recheio. Com os dedos, una bem os bordos dos pastéis.
  9. Pincele o topo das empanadas com a mistura de gema batida, e disponha-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Leve ao forno a cozer por cerca de 30 minutos, até que a massa esteja estaladiça e bem dourada por cima.
  10. Retire do forno e sirva as empanadas, quentes ou à temperatura ambiente.
Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar