Entradas

Bolinhos de Milho Painço com Chutney de Cebola Rôxa e Beterraba

  • Blogger Oficial
  • Fácil
  • 46 Min.
  • 4 Doses
Receitas saudaveis_foto1_.jpg
Receita publicada por:

Workshops Academia Vaqueiro

ver mais receitas deste utilizador

Ingredientes

Para os bolinhos:

150 g de grão-de-bico (cozido/escorrido)

250 g de milho painço

5 dl de água

1 c.sopa de Knorr Granulado Galinha

1 c.café de sal marinho

30 g de sementes de sésamo (tostadas)

1 c.sopa de cebolinho (finamente picado)

Pimenta de moinho

3 c.sopa de Vaqueiro Líquida

Para o chutney:

50 g de Vaqueiro Alho

250 g de cebola rôxa

100 g de cenoura ralada

200 g de beterraba ralada

1 c.café de sal marinho

2 c.sopa de vinagre de vinho tinto

2 c.sopa de geleia de milho (ou similar)

1 laranja (raspa + sumo)

2 c.sopa de salsa fresca (folhas)

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Comece pelos bolinhos: coloque a lâmina de amassar/triturar, introduza na taça o grão e pique na vel. 10, durante 20 segundos, mexendo com a espátula a meio-tempo. Retirar o grão triturado e reserve num tigela larga.
  2. Limpe a taça, reposicione-a na base e coloque o acessório misturador. Introduza o milho painço, a água, o Knorr Granulado e o sal marinho, e mexa com a espátula. Seleccione o programa P1 de Cozedura Lenta, a 130° C, durante 15 minutos, sem a tampa superior de regulação de vapor.
  3. Nos últimos 3 minutos do programa, introduza pelo orifício da tampa as sementes de sésamo, o cebolinho picado e ainda o grão triturado que antes reservou, e deixe misturar até à conclusão do tempo. No final do programa, retire o preparado para a tigela do grão (agora vazia), usando a espátula. Lave a taça e reposicione-a na base.
  4. Tempere com pimenta moída na altura, depois tape a tigela com película aderente e deixe repousar durante 5 minutos. Findo o tempo, destape e molde o preparado de milho em bolinhos achatados (na forma de mini-hamburgers), compactados à mão. Reserve numa travessa os bolinhos moldados.
  5. Numa frigideira larga, aqueça parte da Vaqueiro Líquida em lume médio. Introduza alguns bolinhos e aloure-os de um lado, depois vire e aloure do outro. Retire da frigideira os bolinhos corados e reserve. Com um pouco mais de Vaqueiro aquecida ao lume, repita o procedimento com mais uma porção de bolinhos, e assim por diante, até terminar de corar todos os bolinhos.
  6. Passe agora ao chutney: descasque a cebola rôxa e corte-a em 1/2 luas finas. Descasque a cenoura e a beterraba e rale-as em separado, usando uma mandolina. Coloque o acessório misturador, deite na taça a Vaqueiro Alho, a cebola rôxa cortada e seleccione o programa P1 de Cozedura Lenta, a 130° C, durante 15 minutos. Passados 5 minutos, destape, junte a beterraba ralada, tempere com o sal marinho e retome o programa, até concluir o tempo.
  7. Findo o programa, destapar e acrescentar o vinagre tinto, a geleia de milho e ainda a raspa e sumo da laranja. Seleccione o programa P2 de Cozedura Lenta, a 90° C, durante 10 minutos, sem a tampa superior de regulação de vapor. Nos últimos 2 minutos do programa, introduza pelo oríficio da tampa a salsa, previamente picada, e deixe concluir. No final do programa, retire o chuney para uma tigela, usando a espátula, e reserve até que arrefeça por completo.
  8. Sirva os bolinhos de milho, com o chutney de beterraba colocado por cima. Pode acompanhar com uma salada fresca de alfaces ripadas e tomate cherry, apenas levemente temperados.
  9. Sugestão: se pretender cozinhar tudo no robot, coloque todos os ingredientes com a lâmina picadora e selecione o programa de sopas P1.
Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar