Vegetarianas

Empadão de Batata-Doce com Seitan e Legumes Salteados

  • Blogger Oficial
  • Fácil
  • 47 Min.
  • 4 Doses
Receitas saudaveis_foto2.jpg
Receita publicada por:

Workshops Academia Vaqueiro

ver mais receitas deste utilizador

Ingredientes

Para o puré:

75 g de azeitonas verdes descaroçadas (escorridas)

1,5 kg de batata-doce

3 dl de leite

1 dl de natas de soja p/ culinária

50 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga

1 c.sopa de Knorr Granulado Legumes

1 c.chá de sal marinho

1 c.chá de mostarda

1 gema de ovo + 2 c.sopa de água (p/ pincelar)

Para o recheio:

300 g de seitan fresca (escorrida)

200 g de cebola

250 g de beringela

250 g de courgette

150 g de pimento vermelho

75 g de Vaqueiro Alho

1 c.sopa de paprika em pó

1 c.chá de sal marinho

8 pétalas de tomate sêco

Pimenta de moinho

2 c.sopa de manjericão ou poejo fresco

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Comece pelo puré: coloque na taça a lâmina de amassar/triturar, introduza as azeitonas e pique na vel. 10, durante 30 segundos, mexendo com a espátula a meio-tempo. Retire as azeitonas picadas e reserve numa tigela larga. Limpe a taça e reposicione-a na base.
  2. Descasque e lave bem a batata-doce, corte-a em pedaços e introduza na taça, com o acessório misturador. Acrescente o leite, as natas de soja, a Vaqueiro, o Knorr Granulado e o sal marinho. Seleccione o programa P3 de Cozedura Lenta, a 100° C, durante 30 minutos, sem a tampa superior de regulação de vapor.
  3. No final do programa, introduza pelo orifício da tampa a mostarda e triture na vel. 8, durante 40 segundos, mexendo com a espátula a meio-tempo. Retire o puré de batata-doce, coloque-o na taça das azeitonas picadas, envolva usando a espátula e reserve. Lave a taça e reposicione-a na base.
  4. Ligue o forno e regule-o para os 220° C (na função de grill).
  5. Passe então ao recheio: lave e corte o naco de seitan em tiras, e reserve. Descasque a cebola e lave o restantes legumes. Arranje os legumes, corte-os em cubos médios e reserve-os em recipientes separados. Coloque na taça o acessório misturador, introduza a Vaqueiro Alho e seleccione o programa P1 de Cozedura Lenta, a 130° C, durante 15 minutos, sem a tampa superior de regulação de vapor. Passados 2 minutos, destape para juntar a cebola e a seitan cortadas, e retome o programa. Passados mais 3 minutos, destape para introduzir a beringela, a cougette e o pimento cortados, tempere com a paprika e o sal marinho. Depois tape e volte a retomar o programa.
  6. Nos últimos dois minutos do programa, introduza pelo orifício da tampa o tomate sêco (previamente cortado em tiras), pimenta moída e o manjericão fresco, picado na altura. Deixe concluir o programa.
  7. Espalhe metade do puré num tabuleiro de forno largo, por cima distribua o salteado de legumes e seitan, e volte a cobrir como restante puré. Com a espátula, alise a superfície, e em seguida pincele com a gema de ovo, misturada com 2 c.sopa de água.
  8. Leve a terminar no forno quente, por cerca de 20 mins, ou até que esteja bem gratinado por cima. Sirva o empadão de imediato.
Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar