Sobremesas

Tarte Folhada de Chocolate com Laranja e Gengibre

  • Blogger Oficial
  • Fácil
  • 32 Min.
  • 6 Doses
IMG_20160707_221902[1].jpg
Receita publicada por:

Workshops Academia Vaqueiro

ver mais receitas deste utilizador

Ingredientes

350 g de chocolate negro de culinária

100 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga

2 dl de natas de culinária

Vaqueiro Líquida q.b. (p/ untar)

4 ovos (gemas + claras)

1 c.café de sal grosso

20 g de cacau em pó

1 laranja (raspa + sumo)

120 g de açúcar mascavado

1 placa (redonda) de massa folhada fresca

Açúcar em pó q.b. (p/ polvilhar)

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Ligue o forno e regule-o para os 220° C (na função ventilado).
  2. Parta o chocolate em quadrados e corte a Vaqueiro em pedaços. Deite ambos na taça, com a lâmina de amassar/triturar. Junte as natas e programe a 50o C, vel. 5, durante 6 mins. Findo o tempo, reserve de parte o creme de chocolate. Lave e limpe a taça e recoloque-a na base.
  3. Separe os ovos em gemas e claras, para tigelas distintas. Coloque as claras e o sal na taça, com o acessório batedor. Bata na vel. 6, durante 5 mins, sem a tampa reguladora de vapor. A meio-tempo, introduza metade do açúcar pelo orifício da tampa, e deixe concluir o tempo. Retire o merengue com a espátula e reserve-as de parte. Lave e limpe a taça e recoloque-a na base.
  4. Deite na taça as gemas e o restante açúcar, com o acessório batedor. Programe 50o C, vel. 8, durante 6 minutos, para obter uma gemada espessa e suflada.
  5. Findo o tempo, destape e junte à gemada o creme de chocolate (reserve cerca de um quarto deste, para a cobertura) e as claras batidas. Misture na vel. 6 durante 2 minutos.
  6. Acrescente o cacau em pó, a raspa e sumo da laranja, e ainda o suco de um pedaço de raiz de gengibre (ralada e espremida). Misture na vel. 5 durante 1 minuto, até ficar homogéneo.
  7. Forre uma tarteira com a placa de massa folhada e pique o fundo com um garfo. Em seguida, verta o preparado de chocolate sobre a base de massa.
  8. Remate as margens da massa em volta, de forma decorativa. Em seguida, leve a tarte ao forno a cozer, durante 12 a 15 mins, até o recheio refirmar e a massa bem dourada e estaladiça.
  9. Findo o tempo, retire a tarte do forno e deixe arrefecer bem. Cubra então com o restante creme de chocolate, e alise a superfície.
  10. Polvilhe a superfície abundantemente com açúcar em pó e sirva.
Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar