Sobremesas

Bolo Mágico de Maçã

  • Receita de Fã
  • Médio
  • 20 Min.
  • 8-10 Doses
Receita publicada por:

Ana

ver mais receitas deste utilizador
bolo maçã.jpg

Ingredientes

4 gemas + 4 claras à temperatura ambiente

Umas gotas de sumo de limão

1 pitada de sal

1 c. chá bem cheia de canela

70 g de açúcar amarelo ou demerara

2 colheres de chá de extracto de baunilha

100 g de manteiga derretida, à temperatura ambiente

130 g de farinha com fermento

500 ml de leite morno

250 g de puré de maçã *

Uma forma forrada de papel vegetal **

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Para ter máximos resultados com este bolo é importante que tenha todos os ingredientes à temperatura ambiente. Prepare o puré de maçã com antecedência, de modo a que já tenha arrefecido completamente quando o fôr utilizar.
  2. * Para obter o puré: pese cerca de 350 g de maçãs, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos. Coloque-as na taça da CC com a ultrablade e um pouco de água – não muita, só o suficiente para as maçãs não pegarem ao cozinhar. Coloque a tampa do vapor para máximo vapor dentro da taça e seleccione o programa Slow Cook P3. No final do programa seleccione vel. 12 durante 2 minutos, até obter um puré suave e bem passado.
  3. ** Convém ser uma forma pequena com paredes altas, para a massa não se espalhar e se conseguir obter o efeito de camadas que torna este bolo tão especial. Depois de forrar a forma, não necessita de untar.
  4. Com a taça bem limpa e seca, coloque o acessório batedor, as claras, uma pitada de sal e umas gotas de sumo de limão. Programe velocidade 7 durante 5 minutos. Reserve.
  5. Ainda com o acessório batedor, junte as gemas dos ovos, o açúcar e o extracto de baunilha. Programe velocidade 5 durante 3 minutos. Deverá obter um creme esbranquiçado, leve e fofo.
  6. Junte a manteiga derretida e programe velocidade 5, 1 minuto. Depois reduza para velocidade 3 e junte a canela e a farinha colher a colher, através do orifício da tampa.
  7. Quando a farinha estiver bem incorporada, junte o puré de maçã e o leite morno. Programe velocidade 4 durante 1 minuto.
  8. Verta o preparado para uma tigela grande e incorpore as claras em castelo utilizando uma vara de arames - com movimentos cuidadosos, de baixo para cima, vá incorporando as claras até estarem bem dissolvidas na massa. Vai obter um preparado bastante líquido.
  9. Vai ao forno a 180º durante 20 minutos. Depois reduza a temperatura para 160º e deixe cozer durante mais 60 minutos, ou até o palito sair limpo.
  10. Desenforme o bolo apenas depois de bem frio, para não se escangalhar. Sirva cortado em quadrados pequenos e polvilhado de açúcar em pó. É excelente para preparar com antecedência para festas – é óptimo servido frio e se quiser pode até só o desenformar na altura de servir.

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar