Massas

Pão básico

  • Receita de Fã
  • Fácil
  • 60 Min.
  • 1-9 Doses
Receita publicada por:

Célia Pinho

ver mais receitas deste utilizador
pao.jpg

Ingredientes

Massa madre líquida – preparada no dia anterior

70 g de água

20 g de fermento fresco

100 g de farinha com fermento – tipo 65

1 colherada de açúcar

Massa de pão

260 g de água

10 g de fermento fresco

430 g de farinha com fermento – tipo 65

1 colherada de sal (10 g)

50 g de óleo

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Massa madre liquida ou esponja – preparação
  2. A massa madre líquida (também chamada esponja) prepara-se no dia anterior da cozedura. Emprega-se quando se quer obter um pão que se conserve fresco durante mais tempo (por exemplo em pães de maior tamanho , que não se vão consumir num só dia).
  3. Ponha os ingredientes da massa madre líquida e com a lâmina amassar misture 15 segundos, velocidade 5 Retire para uma taça ou caixa com tampa com uma capacidade mínima de 1 litro (triplica o seu volume) e deixe repousar de 8 a 24horas.
  4. Massa de pão – preparação
  5. • Verta a água, adicione o fermento e dissolva 10 segundos, velocidade 5.
  6. • Junte a farinha e o sal e misture 30 segundos, velocidade 8.
  7. • Incorpore a massa madre líquida e amasse programa massas P1 2m30s e durante este tempo comece a verter através do bocal o óleo. Deixe repousar os 40m dentro da taça, dando seguimento ao programa P1
  8. • Coloque sobre uma superfície enfarinhada, amasse alisando e dê-lhe forma desejada (baguette, fogaça, pãezinhos, etc). No meu caso fiz bolas de cerca de 90gr cada
  9. • Coloque o tabuleiro do forno com papel vegetal e deixe aumentar o volume durante 1 hora num lugar ameno, livre de correntes de ar. Pode pincelar com água e polvilhar com farinha e dar-lhe uns cortes com uma faca molhada dando-lhe uma inclinação de 45º.
  10. • Pré-aqueça o forno a 220º, 15 minutos antes de que termine a subida. Coza 30 a 35 minutos e, se quiser um pão mais estaladiço, ponha uma tigela cerâmica com água no fundo do forno desde o pré-aquecimento.
  11. Nota: A massa madre líquida tem de se preparar no dia anterior. Ao ser um processo de fermentação mais lento, precisa de menos fermento e o sabor resultará mais natural.
  12. Receita inspirada de: Pão e padaria com Bimby, T. Seixas, 2008

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar