Sobremesas

Bolo-Pudim de Limão e Amêndoa

  • Receita de Fã
  • Médio
  • 30 Min.
  • 10-12 Doses
Receita publicada por:

Helena Tomás

ver mais receitas deste utilizador
BoloPudimLimãoAmêndoa(3)_09032019.jpg

Ingredientes

Para o bolo:

160 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente

150 gr de açúcar

3 ovos L ou 4 ovos M

100 ml de leite

90 gr de farinha para bolos

1 colher (sobremesa) de fermento

90 gr de amêndoa finamente ralada (farinha em pó)

raspa de 1 limão

Para o pudim:

4 ovos

2 gemas

200 gr de açúcar

sumo de meio limão

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Pulverizar abundantemente, com desmoldante, uma forma (diâmetro 20 a 24 cm). Em alternativa ao desmoldante, untar a forma muitíssimo bem com manteiga/margarina e polvilhar com farinha.
  2. Preparar/pesar todos os ingredientes necessários.
  3. Preparação do bolo:
  4. Misturar, numa tigela, a farinha, a amêndoa, o fermento e a raspa de limão.
  5. Com a lâmina de amassar/triturar e sem tampa de vapor, bater a manteiga com o açúcar em velocidade 8, durante 4 minutos. Abrir a taça, baixar a mistura que se encontra nas paredes da taça, com a espátula, e repetir 4 minutos em velocidade 8.
  6. Programar velocidade 8, 8 minutos e carregar no Start. Pela abertura da tampa, juntar os ovos, um de cada vez, a cada minuto (1 no início; o segundo ao fim do 1º minuto e o 3º ao fim de 2 minutos). Ao fim do 3º minuto, juntar o leite. Deixar terminar os 8 minutos.
  7. Em velocidade 5, envolver a mistura da farinha com a amêndoa e o fermento e o limão, durante 1 minuto. Caso não fique bem misturado, terminar de envolver manualmente.
  8. Transferir a massa do bolo para a forma e alisar a superfície. Reservar.
  9. Posicionar a grelha do forno um pouco mais abaixo do centro (se tiver essa opção). Sobre a grelha, colocar um recipiente (onde caiba a forma), com 2 dedos de altura de água (para cozer o bolo-pudim em banho-maria, quando estiver terminado). Ligar o forno a 180º, com ventilação.
  10. Preparação do pudim:
  11. Passar um guardanapo na taça (não necessita lavar), colocar o acessório batedor e não colocar a tampa de vapor.
  12. Deitar na taça os ovos e as gemas, o açúcar e o sumo de limão. Bater em velocidade 5 durante 10 minutos (deve ficar bem batido, mas sem espuma).
  13. Cuidadosamente, deitar este preparado sobre a massa do bolo, que se encontra na forma. (Nota: o bolo fica em baixo e o pudim em cima; durante a cozedura, as duas massas trocam de posição).
  14. Finalização:
  15. Coloca-se a forma no forno, dentro do recipiente que já terá a água a ferver. Ao fim de 45 minutos, reduz-se a temperatura para 160º. Deixa-se no forno mais cerca de 15 minutos. Testa-se com um palito.
  16. Uma vez considerado cozido, retira-se do forno o recipiente com o bolo-pudim e deixa-se arrefecer, mantendo a forma dentro da água quente. Deixa-se arrefecer completamente (o ideal é ficar de um dia para o outro). Para desenformar, mergulha-se a forma em água bem quente, descolam-se cuidadosamente as laterais, abana-se a forma para soltar o conteúdo e inverte-se para o prato de serviço.
  17. Nota: Adaptação à CC/IC de uma receita gentilmente cedida por Jaime Serafim.

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar