Peixe e Marisco

Torta de bacalhau

  • Receita de Fã
  • Médio
  • 45 Min.
  • 6-8 Doses
Receita publicada por:

Helena Tomás

ver mais receitas deste utilizador
TortaBacalhau_20122016 (4).jpg

Ingredientes

400 gr de bacalhau demolhado

600 gr de batatas

7 dl de água quente

1 cebola média

3 dentes de alho

0,5 dl de azeite

1,5 dl de leite

4 ovos

75 gr de farinha com fermento

1 colher (chá) de fermento

Sal q.b.

Pimenta e noz moscada q.b. (opcional)

Maionese q.b.

Adicionar à lista de compras

Confeção

  1. Na taça, sem acessório, coloque as batatas cortadas em cubos e cubra com água quente (no mínimo 0,7 dl) com uma pitada de sal. Insira o cesto de cozer a vapor, com o bacalhau. Selecione o programa Steam.
  2. No final do programa, escorra bem as batatas e o bacalhau. Elimine a água da taça. Desfie grosseiramente o bacalhau, eliminando as peles e espinhas.
  3. Coloque na taça a lâmina Ultrablade e a cebola cortada, os dentes de alho e o azeite. Faça Pulse durante 30 seg. Abra, puxe para baixo a cebola que se encontra nas paredes da taça e repita 30 seg de Pulse.
  4. Junte o bacalhau já arranjado e, na velocidade 12, pique durante 1 minuto. Abra a taça, puxe para baixo o preparado e pique durante mais 1 minuto na velocidade 12. Verifique se está bem picado; se não, acrescente mais 1 minuto.
  5. Separe as gemas das claras.
  6. Troque para o acessório batedor.
  7. Junte as batatas, as gemas, o leite, a farinha, o fermento e os temperos ao preparado que se encontra na taça. Na velocidade 4, bata durante 3 minutos. Aumente para a velocidade 6 e bata mais 3 minutos. Retifique os temperos.
  8. Retire o preparado da taça e reserve. Lave a taça e o acessório batedor e seque-os bem.
  9. Entretanto, aqueça o forno a 170 graus e unte uma forma retangular (para tortas) com margarina, forre com papel vegetal e volte a untar com margarina e a polvilhar com farinha.
  10. Coloque as claras na taça da CC, munida com o acessório batedor, e bata-as durante 4 minutos na velocidade 7. Devem ficar em castelo.
  11. Envolva delicadamente as claras no preparado de bacalhau que reservou.
  12. Verta o preparado para a forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Confirme a cozedura, fazendo o teste do palito. A torta deve estar dourada por cima e bem cozida por dentro.
  13. Deixe arrefecer um pouco, fora do forno e desenforme para cima de um pano ou de um tapete de silicone. Deixe arrefecer mais um pouco, barre com maionese e enrole em forma de torta.
  14. Serve-se morna, acompanhada com couves ou grelos salteados ou com uma salada verde.
  15. DICA: Prato excelente, para aproveitar o bacalhau, as batatas e as couves, da ceia de Natal.

Esta receita foi criada por um fã da comunidade. A Moulinex não se responsabiliza por eventuais erros ou resultados da receita.



Submeter uma receita

Partilhe connosco as suas receitas e mostre o chef que há em si!

Comentários

Inicie a sessão ou registe-se para comentar